quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Titulo: Sejamos todos feministas
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das letras
Ano: 2015


Precisamos falar do feminismo, precisamos conhecê-lo e entender de uma vez por todas que a sociedade arcaica, egocêntrica, não existe mais e que seus resquícios não podem mais respirar em nosso meio. Necessitamos igualdade no mundo, seja questão financeira, social e primordialmente sexual. Devido a isso, Chimamanda vem de maneira genial mostrar que esses tabus, determinado questões de género, carecem ser quebrados. 

Ela coloca que todos os indivíduos que compõem a sociedade, sejam homens ou mulheres, precisam ter noção do que é o feminismo e a partir deste ponto de vista, passar a plantar e a cultivar essa semente libertadora, essencial para um bom relacionamento e união entre as classes. Além disso, conota contundentemente que a mulher precisa receber o seu valor; que a mulher tem de ser tratada como sexo autossuficiente que independe de homens, e que também os homens, especificamente os machistas, precisam se libertar da ideia de submeter uma mulher aos seus caprichos. Tanto os homens, quanto as mulheres, são indivíduos independentes que podem assumir responsabilidades e lidar com elas de maneira consciente.

Enfim, mulher não precisa abrir mão do que almeja; não precisa viver enjaulada dentro de uma casa, para cumprir seu "Papel". Mulher não precisa carregar nas costas responsabilidades de um machista, muito menos aceitar agressões ou qualquer outra ofensa que o machista venha a proferir. O lugar da mulher é onde ela quiser e a vida, tanto para os homens quanto para as mulheres é sem fronteiras.

Todos precisam conhecer essa obra! Todos precisam ser feministas!

Por, Eduardo Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário